Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (08) de novembro, a vereadora, Helenice Kalife (DEM) apresentou projeto de Lei que dispõe sobre Canil Municipal de Bela Vista.

De acordo com a parlamentar o projeto se justifica por ser medida sanitária viável tecnicamente quanto às políticas de saúde publica. O município deve criar condições, e, meios de não proliferação de doenças de animais.

O projeto se justifica ainda, pela visível e clara quantidade de animais solto pelas ruas da cidade, em que podem ser recolhidos e cadastrados devidamente. E de interesse da comunidade que se tenha um canil, que tem por finalidade precípua controlar a população de cães do município e proliferação de doenças.

O projeto conta com medidas de controle; apreensão de animais soltos, tempo de permanência no canil, vacinação, procedimentos para retirar os animais apreendidos, adoção e doção de animais, e, hipótese de sacrifício dos animais doentes.

Para a vereadora, o número de cães em situação de abandono, deve ser analisado como uma questão de saúde pública. Dessa forma, acredita ser importante disponibilizar um local para abrigar os cães.